A Arte da Performance

Marina Abramovic

Picture
Marina Abramovic, Art Must Be Beautiful (still), 1975 Vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=zOuzzzltSOA



Natural de Belgrado, Jugoslávia, Marina Abramović, desde o início da sua carreira nos anos 70, quando estudou na Academia de Belas Artes, que tem sido a pioneira no uso da performance como forma de arte visual. O corpo sempre foi o seu tema e meio. Explora os seus limites físicos e mentais, ela suportou a dor, a exaustão e o perigo, na busca da transformação emocional e espiritual, com performances, som, fotografia, vídeo, escultura. O seu trabalho figura em numerosas coleções públicas e privadas, além de contar com participações nas mais importantes mostras de arte internacionais.

Picture
Marina Abramović and Ulay, Imponderabilia, 1977 Vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=QgeF7tOks4s


Tem caminhado longe na sua carreira, Marina Abramović é descrita por James Westcott, que prepara a sua biografia, como a mais importante performer actual. O que a difere, segundo Westcott, é ser parte artista e parte actriz. “Tanto quanto ser uma performer carismática, Marina também possui um apurado sentido estético. Ela é uma mestra em criar imagens intensas que irão permanecer por muito mais tempo do que a duração das performances” – declara Westcott.

Em 2010, dois acontecimentos marcantes na vida da artista já estão marcados. O MoMA – Museum of Modern Art – NY, fará uma retrospectiva em homenagem à obra da artista mulher e também será inaugurada, em Hudson, NY, a Abramović Foundation, espaço dedicado a ensinar e preservar a performance art. Sem fins lucrativos, a Abramović Foundation não terá palcos, e sim espaços para performance. Além de ministrar workshops e cursos públicos, a fundação terá biblioteca e programa de bolsas de estudo. As performances são momentâneas, passageiras, de acordo com a artista, mas a Abramović Foundation será a obra que ela deixará como registo no tempo.


Picture
Marina Abramovic. Balkan Baroque. 1999
Picture
Marina Abramovic and Ulay. 'The Artist is Present', MoMA, N.Y. 2010 (Depois da separação do casal de artistas na década de 8o, voltam a juntar-se para a abertura da exposição retrospectiva de Abramovic). Mais infomação em: http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2010/marinaabramovic/

Imagem (topo): Marina Abramovic, Balkan Erotic Epic, 13' (projecto de vídeo-arte), 2005 Abramovic explora a história e tradição dos Balcãs através da sexualidade. Na imagem as figuras masculinas rebolam-se contra o chão como simbolo de fertilidade. 
Fonte/Mais informação em: http://www.indielisboa.com/movie_detail.php?lang=1&movie=4279